A matriz RFV é uma análise para segmentar clientes, de acordo com o respectivo nível de engajamento, utilizando como base o histórico de compras, através de três métricas principais:

RECÊNCIA: Refere-se à última vez que um cliente fez uma compra ou interagiu com a empresa. A ideia é que clientes que interagiram recentemente possam estar mais propensos a fazer compras adicionais.

FREQUÊNCIA: Indica com que frequência um cliente realiza transações ou interage com a empresa ao longo de um determinado período. Clientes que compram frequentemente são geralmente considerados mais valiosos.

VALOR: Refere-se ao valor monetário total que um cliente gastou com a empresa no período analisado. Clientes de alto valor são fundamentais para o sucesso do negócio.

Ao analisar essas três métricas em conjunto, as empresas podem segmentar seus clientes em diferentes grupos ou categorias. Essa segmentação permite estratégias de marketing mais direcionadas, como a personalização de ofertas para clientes de alto valor ou a implementação de campanhas para incentivar clientes inativos a retornarem.

Saiba mais sobre a nossa Matriz RFV na BI STORE!

Segmentação de Clientes

Com base nas métricas coletadas, os clientes podem ser segmentados em grupos, conforme abaixo:

Principais Benefícios

Personalização de Ofertas: Crie estrategicamente ofertas exclusivas para diferentes segmentos. Por exemplo, para “clientes de alto valor” e que compram frequentemente, podem receber ofertas exclusivas. Já para “clientes em risco de inatividade”, podem ser alvo de campanhas específicas para reengajamento, oferecendo incentivos personalizados para incentivá-los a retornar.
Essa personalização não apenas aumenta a eficácia das campanhas, mas também fortalece o relacionamento entre a empresa e seus clientes.

Otimização de Recursos: Direcione recursos de maneira mais eficiente, concentrando mais esforços em clientes de alto valor, onde o retorno sobre o investimento é potencialmente maior. Ao mesmo tempo, clientes com baixa probabilidade de conversão podem receber abordagens que demandam menos esforços.
Essa alocação estratégica permite que as empresas maximizem seus resultados, com menor desperdício de esforços e recursos.

Aumento da Retenção de Clientes: Antecipe ações e reduza o risco de perda de clientes, implementando estratégias de retenção específicas, tais como programas de fidelidade personalizados, descontos exclusivos ou comunicações específicas.
Reconhecendo e recompensando seus clientes as empresas fortalecem os relacionamentos e criam uma base de clientes mais engajada.

Conclusão

Compreender a relevância da matriz RFV permite que a empresa tenha além de uma visão mais clara sobre o perfil e necessidades dos seus clientes, também possa identificar oportunidades estratégicas de adaptação das abordagens de vendas e marketing, otimizando desta forma o engajamento e retenção dos seus clientes e consequentemente aumentando as vendas da empresa.